QUAL CAPACITOR USAR? - REVIEW
×
QUAL CAPACITOR USAR? - REVIEW
QUAL CAPACITOR USAR? - REVIEW
preço sob consulta   Consultar
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
QUAL TIPO DE CAPACITOR DEVO USAR?

Essa é uma questão controversa pois a percepção sonora é muito particular (vária de individuo para individuo).
O que pode ser bom para um pode não ser para outro, enfim...

MAS, apresentamos aqui uma lista dos "melhores" capacitores para esta finalidade. Lista baseada em fóruns e revistas especializadas e você pode encontrar o item 2 e 3 em posições trocadas em algumas listas, o que indica que a diferença entre eles é muito sútil.

lista:
1- Pio - Óleo - Dê preferência aos de uso militar, são melhores construídos que os comerciais.
2- Parper in wax - Papel em cera - estão de volta a ativa devido a um grande estoque de capacitores militares Russos e ao relançamento da FENDER: fender pure vintage wax paper capacitor
3- Polipropileno e poliestireno: Mais comuns são o Orange drop e Styroflex, respectivamente.
4- Filme de poliéster - mkt - mylar - etc... É um dos mais baratos e normalmente é esse tipo que vem instalado de fábrica, principalmente o Mylar.

Por fim, há o caso de um número expressivo de músicos usando capacitores de Cerâmica vintage estoque NOS, para obter um Tom Rock PARA Gibson Les Paul, SG, 335 Original CRL e outras. Semelhante ao que Gibson usava em muitas guitarras no final dos anos 60 - 70

QUAL VALOR DE CAPACITOR USAR?

Captadores single coil do tipo Fender por sua natureza mais aguda, geralmente requerem capacitores de maior valor, o padrão antigo pedia 0,05uf ou 0,047 uF pode se usar também de 0,033uf que é um valor mais equilibrado.
OBS: Útimamente a própria Fender padronizou em 0,022uF, provavelmente porque o gosto em geral está mais para o agudo...

Já os Humbuckers, naturalmente com menos agudos, pedem capacitores de menor valor, portanto, que filtram menos agudos. Valores de 0,015uf a 0,027uf são usados para isso. A Gibson costuma usar 0,022uF.

Já os baixos costumam usar valores de 0,047uf, 0,056uf, 0,068uf e 0,1uf. O músico deve buscar um ponto de equilíbrio, colocando valores que melhor lhe soam.

Adendo 1: a voltagem do capacitor (a maioria deles suporta mais de 50 volts) é sua capacidade de suportar determinada carga elétrica. A maioria dos capacitores usados em guitarra FORAM ORIGINALMENTE FEITOS para uso em amplificadores, que normalmente trabalham com altas voltagens e por isso, os capacitores a venda terem voltagens superiores a 160v.

Como a voltagem gerada pelos captadores é ínfima (coisa de milésimos de volt), a voltagem do capacitor não vai influencia em nada, podendo ser usado capacitor de qualquer voltagem.

---------------------------------------------------------------------------
COMPARAÇÃO ENTRE CAPACITORES PIO (PAPER IN OIL) X PAPER IN WAX (PAPEL EM CERA)

Titulo da matéria pesquisada: “FENDER Pure Wax Vintage Paper Capacitor”.

COMPARAÇÃO DE CAPACITORES DE TOM DE GUITARRA:

RESUMO DA MATERIA:

Papel em cera (paper wax) x Papel em óleo (PIO).

Papel em cera é muito semelhante ao papel em óleo, a maioria das pessoas não consegue diferenciar "sonoramente" a diferença entre eles, mas segundo especialistas, em algumas situações, um é melhor que o outro.

Ex:
Capacitor de Papel em cera é melhor que capacitores a óleo em single coil e em especial na linha Fender.

Papel em óleo (PIO) é melhor que papel em cera (Paper in wax) em Humbuckers e em especial na linha Gibson.

Resumindo:

Captadores com menor impedância - Single coil ( Guitarras que usam, normalmente pot de tom 250k) pedem capacitor de Papel em cera (Paper Wax).

Captadores de maior impedância - Humbuckers ( Guitarras que usam, normalmente pot de tom 500k) pedem capacitores a óleo (PIO).

FONTE DA INFORMAÇÃO PESQUISADA (Texto Adaptado): thetubestore.com - Guitar Tone Capacitor Review